A turnê da taça da Copa do Mundo do Catar vai passar pelo Brasil no mês de outubro. O troféu estará no País entre os dias 21 e 23, a menos de um mês do início do Mundial, marcado para começar em 20 de novembro. Nem a Fifa e nem a CBF deram detalhes sobre a trajetória da taça em solo brasileiro.

Na semana passada, a Fifa iniciou a segunda parte da turnê geral do troféu, que está percorrendo todos os 32 países que vão disputar a Copa. O novo périplo começou no dia 19, pela Suíça. Nesta quarta-feira, está na Coreia do Sul. Depois passará por Japão, Austrália, Irã, Gana, Senegal, Camarões, Marrocos, Tunísia, Portugal, Espanha, Croácia, Sérvia, Polônia, Holanda, Dinamarca, Alemanha, Bélgica, França, País de Gales, Inglaterra e México antes de desembarcar ao Brasil.

Após passar por solo brasileiro, o troféu vai visitar os vizinhos Argentina, Uruguai e Equador. Na sequência, os destinos serão Costa Rica, Estados Unidos, Canadá, Arábia Saudita e Catar, onde a taça desembarcará no dia 13 de novembro. De lá, só sairá nas mãos da seleção campeã, em dezembro.

A retomada da turnê contou com a presença de Gilberto Silva, ex-volante que foi campeão mundial com a seleção brasileira na Copa do Mundo de 2002, no Japão e na Coreia do Sul.