Turistas são evacuados de Alpes italianos após acidente com teleférico

MACUGNAGA, 30 DEZ (ANSA) – A operação de evacuação de cerca de 100 pessoas isoladas no topo do Monte Moro, a 2,8 mil metros de altitude nos Alpes italianos, após um incidente no teleférico que liga a cidade de Macugnaga à pista de esqui, foi concluída nesta terça-feira (30).   

O acidente ocorreu às 11h25 (horário local), na província de Verbano-Cusio-Ossola, no norte da Itália, quando uma cabine do teleférico não parou no ponto previsto e colidiu com a barreira da estação de desembarque, causando ferimentos leves em seis pessoas, que já foram evacuadas pelos serviços de resgate.   

Como medida de segurança, logo após o acidente, as pistas de esqui foram fechadas e o teleférico teve suas operações interrompidas.   

Dois helicópteros foram mobilizados para evacuar as pessoas isoladas na montanha devido à impossibilidade de descer de teleférico, incluindo algumas crianças. Todos já foram retirados com sucesso.   

“Tivemos um problema técnico. Estamos avaliando a situação. Os primeiros relatos indicam que o teleférico não desacelerou corretamente ao entrar na estação e bateu na barreira”, relatou à ANSA Filippo Besozzi, diretor da Macugnaga Trasporti e Servizi, empresa que administra o teleférico que leva ao Monte Moro.   

Segundo ele, “felizmente, ninguém ficou gravemente ferido” e “a vida de ninguém corre perigo”. “Pelo que sei, seis pessoas sofreram ferimentos leves. Havia algumas pessoas na cabine; não posso dizer exatamente quantas neste momento”.   

Besozzi explicou que um homem de 59 anos foi o mais afetado, com ferimentos graves em um dos braços. Outros feridos tiveram escoriações leves.   

Sobre a causa do acidente, ele explicou que o teleférico “freou incorretamente e os sistemas de emergência foram acionados”.   

“O teleférico não apresentou danos significativos, mas será necessário realizar as verificações necessárias. Ele está atualmente fora de serviço e voos de helicóptero estão sendo organizados para trazer de volta à cidade as cerca de 90 pessoas que, embora não envolvidas no acidente, estão isoladas na área”, concluiu.   

O teleférico foi construído em 1962 e passou por uma ampla reforma no início de 2023, que incluiu a substituição de motores, polias e cabines. As obras tiveram custo total de 2 milhões de euros, sendo 1,8 milhão financiado pela região do Piemonte e 200 mil pelo município de Macugnaga. (ANSA).