A Justiça do Sri Lanka condenou na terça-feira uma mulher transgênero de nacionalidade tailandesa a seis semanas de prisão com suspensão condicional por andar com o torso nu em uma estação balneária no leste do país.
A turista, de 26 anos, se declarou culpada diante do tribunal, que a acusou de exibicionismo e perturbação da ordem pública.
Ela foi presa depois que um um vídeo em que ela é vista caminhando despida entre um hotel e a praça da cidade de Arugam Bay circulou nas redes sociais.
“Ela passou a noite na delegacia e foi apresentada diante de um juiz hoje após os protestos de moradores e os comentários nas redes sociais”, declarou um policial à AFP sob condição de anonimato.
Localizada a quase 400 km ao leste da capital, Colombo, Arugam Bay é uma praia popular entre surfistas e estrangeiros.
Nas últimas semanas, a mídia local reportou vários protestos da população local, majoritariamente muçulmana, contra comportamentos considerados indecentes por parte dos turistas.
O turismo é um dos principais motores da economia de Sri Lanka, país predominantemente budista com 22 milhões de habitantes, cujas leis proíbem a nudez em espaços públicos.
aj/pa/cm/mab/mb/lm/dd