Turim, na Itália, sediará ATP Finals entre 2021 e 2025

TURIM, ROMA E MILÃO, 24 ABR (ANSA) – A Associação de Tenistas Profissionais (ATP) anunciou nesta quarta-feira (24) que a cidade de Turim, na Itália, substituirá Londres e será a nova sede do tradicional ATP Finals, competição que reúne os oito melhores jogadores da temporada.   

O torneio será disputado na Itália entre 2021 e 2025, sendo a primeira vez na história que o país da bota sediará o ATP Finals. A competição era jogada desde 2009 em Londres, no Reino Unido.   

A competição será realizada na arena Pala Alpitour, que tem capacidade para 16 mil pessoas. Turim está seguindo os mesmos passos de Roma, já que a cidade italiana recebe o Next Gen Finals, torneio que reúne os jovens tenistas de melhor desempenho no ano.   

“A chave do sucesso de Turim reside na qualidade de uma proposta excelente e inovadora”, celebrou a prefeita de Turim, Chiara Appendino.   

Já o prefeito de Milão, Giuseppe Sala, parabenizou pelo Twitter a colega Appendino e afimou que essa “é uma grande notícia para a Itália”.   

O tenista Novak Djokovic, atual número um do mundo, afirmou que o ATP Finals é “o maior e mais prestigioso evento” do calendário e disse que está “muito feliz” de ver Turim sediando a competição.   

Financeiramente, o evento também poderá trazer benefícios para a cidade italiana. A prefeitura de Turim está estimando que o torneio trará um retorno entre 120 e 150 milhões de euros.   

De acordo com a imprensa britânica, Turim precisou vencer Cingapura, Japão (Tóquio) e o Reino Unido (Manchester) para conseguir sediar o ATP Finals.   

O torneio é disputado desde 1970 e já foi realizado nos Estados Unidos, Suécia, China, Austrália, França, Espanha, Japão, Reino Unido, Alemanha e Portugal. Com seis títulos, o suíço Roger Federer é o tenista que mais vezes venceu o ATP Finals, seguido por Djokovic (5), Ivan Lendl (5) e Pete Sampras (5).(ANSA)