ISTOÉ 2016

Turco e russa são primeiros nomes públicos de doping em reanálise de Londres-2012


Uma semana após o Comitê Olímpico Internacional (COI) divulgar que 23 atletas tiveram resultado analítico adverso na reanálise de exames antidoping colhidos durante os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, nesta quinta-feira os nomes dos primeiros atletas suspensos foram divulgados.

Em consequência do uso de sustâncias proibidas há quatro anos, estão provisoriamente suspensos o boxeador turco Adem Kilicci e a ciclista russa Yekaterina Gnidenko. Ambos testaram positivo para esteroides anabolizantes e tiveram o doping confirmado pelas respectivas federações internacionais. A UCI, do ciclismo, disse que esse é o único caso da modalidade.

O Comitê Olímpico do Rússia já havia admitido que, dos 23 casos positivos, oito eram de atletas russos. Agora sabe-se que um deles é Gnidenko, atleta do ciclismo de pista que disputou as provas de velocidade e keirin em Londres-2012, tendo sido chamada para a competição em cima da hora porque Viktoria Baranova caiu no doping e foi expulsa dos Jogos. Ela não ganhou medalha, mas pode ter cancelada a prata que ganhou no keirin no Mundial daquele mesmo ano.

Já Kilicci perdeu nas quartas de final da categoria dos médios, para o mesmo japonês que venceu Esquiva Falcão na disputa do ouro. O turco era candidatíssimo ao pódio no Rio-2016, uma vez que, no ano passado, ganhou o primeiro cinturão da Aiba Pro Boxing. Em fevereiro, ele perdeu o cinturão para um russo.

As primeiras análises das amostras colhidas em Pequim-2008 e Londres-2012 indicou doping de 54 atletas, sendo 31 na China e 23 na Grã-Bretanha. A Rússia já admitiu que, desses, 22 são russos. De acordo com a TV estatal russa, dos 14 casos de 2008, 10 são de medalhistas.


+ Atleta de Jiu Jitsu morre aos 30 anos de Covid 15 dias após perder o pai pela doença
+ Após ameaças, soldada da PM denuncia coronel por assédio sexual
+ Mulher morre após ingerir bebida alcoólica e comer 2 ovos



Veja também

+ Tenha também a Istoé no Google Notícias
+ Canadá anuncia primeira morte de pessoa vacinada com AstraZeneca no país
+ Yasmin Brunet comemora vitória de Gabriel Medina
+ Decifrado código dos Manuscritos do Mar Morto
+ Receita de panqueca americana com chocolate
+ Receita rápida de panqueca de doce de leite
+ Contran prorroga prazo para renovação da CNH
+ Receita de moqueca de peixe simples e deliciosa
+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Sucuris gigantes são flagradas em expedições de fotógrafos no MS