Nesta quinta-feira (14), o túmulo de uma criança, de 2 mil anos de antiguidade, foi descoberto sob o aeroporto de Clermont-Ferrand, no centro da França.

O corpo foi enterrado no início do século I, em um caixão de madeira que foi localizado “pela presença de vários pregos e de uma placa de ferro ornamental”, disse o Instituto Nacional de Pesquisas Arqueológicas Preventivas (Inrap) em um comunicado.

De acordo com o UOL, ao redor do caixão havia diversas oferendas, cerca de vinte recipientes, peças de açougue que incluíam meio porco, três presuntos e duas galinhas decapitadas, vasos em miniatura e recipientes de vidro que provavelmente continham cosméticos, ou medicamentos.

Neste tipo de tumba, um ou dois vasos são colocados ao pé. Porém, o buraco encontrado era “incomum em vista da abundância de vasos e ofertas”. “Há cerca de 20 aqui, assim como abundantes depósitos de alimentos”, falou Laurence Lautier, responsável pelas escavações, à AFP.

Lautier ainda acrescentou que isso “reflete um certo status social, uma família certamente muito rica”. A equipe de arqueólogos ainda desenterrou um anel de ferro e uma vareta de metal, um conjunto “que existia na época, mas não havia sido descoberto em uma tumba até agora”, completou.

Ao lado do corpo, também foi encontrado um esqueleto de cachorro.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias