ISTOÉ Gente

Túlio Gadêlha pode pagar multa por propaganda eleitoral após post sobre Juliette

Crédito: Divulgação

Túlio Gadêlha (Crédito: Divulgação)


O deputado federal Túlio Gadêlha (PDT) se meteu em um problema. Segundo informações de Leo Dias, do site Metrópoles, o Ministério Público Eleitoral de Pernambuco propôs ação contra Gadêlha pela realização de propaganda eleitoral antecipada.

No dia 28 de abril, o namorado de Fátima Bernardes fez publicações em seus perfis nas redes sociais, convidando seus seguidores a participar de sua campanha. Na postagem, ele fez menção a Juliette Freire, campeã do “BBB21”. O deputado  divulgou imagem com sua fotografia e o numeral de urna 1212, com o qual disputou a eleição passada: “Kit 1212. Solicite o seu, receba em casa e participe da nossa campanha”, escreveu ele no texto.

O Ministério Público Eleitoral alega que Túlio, para divulgar seu nome, imagem e numeral de campanha, usou a grande audiência do reality show da Globo e sua repercussão na internet para realizar propaganda eleitoral muito antes do período permitido, que tem início após o dia 15 de agosto de 2022.

Ainda de acordo com o veículo, Wellington Cabral Saraiva,  procurador regional eleitoral de Pernambuco, pede que o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE/PE) – que julgará a representação – determine remoção das publicações e aplique a multa prevista na legislação eleitoral, em valor acima do mínimo legal, que é de R$ 5 mil. “O deputado utilizou meios de comunicação de grande visibilidade e disseminação no momento atual, além de fazer menção a uma pessoa de enorme prestígio – Juliette Freire –, que conta com mais de 32 milhões de seguidores só no Instagram”, explicou ele.


Saiba mais
+ IPVA 2022 SP: veja como consultar e pagar o imposto
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
+ Reencarnação na história: uma crença antiquíssima
+ SP: Homem morre em pé, encostado em carro, e cena assusta moradores no litoral
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua