O deputado federal Túlio Gadêlha (PDT) se meteu em um problema. Segundo informações de Leo Dias, do site Metrópoles, o Ministério Público Eleitoral de Pernambuco propôs ação contra Gadêlha pela realização de propaganda eleitoral antecipada.

No dia 28 de abril, o namorado de Fátima Bernardes fez publicações em seus perfis nas redes sociais, convidando seus seguidores a participar de sua campanha. Na postagem, ele fez menção a Juliette Freire, campeã do “BBB21”. O deputado  divulgou imagem com sua fotografia e o numeral de urna 1212, com o qual disputou a eleição passada: “Kit 1212. Solicite o seu, receba em casa e participe da nossa campanha”, escreveu ele no texto.

O Ministério Público Eleitoral alega que Túlio, para divulgar seu nome, imagem e numeral de campanha, usou a grande audiência do reality show da Globo e sua repercussão na internet para realizar propaganda eleitoral muito antes do período permitido, que tem início após o dia 15 de agosto de 2022.

Ainda de acordo com o veículo, Wellington Cabral Saraiva,  procurador regional eleitoral de Pernambuco, pede que o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE/PE) – que julgará a representação – determine remoção das publicações e aplique a multa prevista na legislação eleitoral, em valor acima do mínimo legal, que é de R$ 5 mil. “O deputado utilizou meios de comunicação de grande visibilidade e disseminação no momento atual, além de fazer menção a uma pessoa de enorme prestígio – Juliette Freire –, que conta com mais de 32 milhões de seguidores só no Instagram”, explicou ele.