Mais de 280 mil pessoas foram evacuadas em Xangai devido ao tufão Co-May, que atingiu a China nesta quarta-feira (30), provocando chuvas torrenciais e fortes ventos, informaram os veículos de comunicação estatais.
O observatório meteorológico de Xangai emitiu um alerta laranja para tempestades, o segundo nível mais alto de aviso, enquanto a chuva atingia a cidade.
Quase um terço dos voos (640) de dois aeroportos internacionais de Xangai foram cancelados, segundo as autoridades.
Mais de 1.900 refúgios temporários foram instalados em toda a cidade, onde chove copiosamente.
“Voltarei para casa quando o perigo tiver passado e o tufão tiver ido embora (…) Afinal, aqui é muito mais seguro”, declarou Yang Xiaoping, um agricultor de 57 anos, de um abrigo no distrito meridional de Fengxian, à AFP.
O tufão Co-May tocou a terra nesta quarta-feira às 04h30h (17h30h de terça-feira, no horário de Brasília) na província oriental de Zhejiang, ao sul de Xangai, com ventos de 83 km/h.
As imagens de vídeo ao vivo da costa chinesa mostravam ondas cobrindo os calçadões, enquanto imagens da cidade de Ningbo mostravam moradores com água até os tornozelos.
Este tufão foi degradado à categoria de tempestade tropical antes de sair das Filipinas, e logo voltou a se fortalecer sobre o Mar da China Meridional.
Co-May provocou fortes chuvas nas Filipinas, o fechamento de escolas e o cancelamento de dezenas de voos.
bur-reb/mtp/an/zm/meb/mb/rm/aa