Implantes dentários: técnica garante melhora do sorriso e pode ser feita com rapidez

Freepik
Foto: Freepik

Se sua saúde bucal está comprometida, negligenciar as visitas ao dentista pode fazer com que você tenha mais gastos e maiores demandas de saúde no futuro. Por isso, especialistas recomendam investir rapidamente em procedimentos que possam garantir sua reabilitação oral, como os implantes dentários.

+ Aparelho invisível: vale a pena investir no tratamento odontológico ‘do futuro’?

+ Mitos e verdades sobre as lentes de contato dental

Recomendada em casos de perda de dentes e extração dentária, a instalação de implantes dentários tende a ser mais favorável quando feita com rapidez. “O tempo a partir da perda dentária é determinante para o prognóstico e a avaliação profissional, para planejamento da melhor técnica e seleção dos melhores materiais”, relata Dr. Veit, doutor em implantes dentários e diretor-geral da Dr. Veit Odontologia & Saúde. 

À IstoÉ, Dr. Veit explica âmbitos além da estética que podem ser prejudicados pela ausência de dentes:

  • Comunicação: com a falta de dentes, a fonética é comprometida, dificultando a fala dos pacientes;
  • Digestão: a ausência de dentes ocasiona a mastigação insatisfatória. Consequentemente, a digestão pode ser afetada pelo tamanho avantajado dos alimentos que chegam ao estômago;
  • Nutrição: com a digestão prejudicada, a absorção de nutrientes essenciais para a saúde não é suficiente, o que pode ocasionar ganho de peso;
  • Autoestima: a falta de dentes compromete a estética do sorriso e pode fazer com que o paciente esteja sempre envergonhado de sua aparência;
  • Higiene: resíduos alimentares podem se fixar na região dos dentes perdidos, o que contribui para o mau hálito

Por isso, o especialista indica que quem precisa de implantes dentários deve iniciar o processo com urgência.

Implante de carga imediata: a melhor e mais rápida solução para a perda de dentes

implante dentário
Freepik

Para desfrutar dos benefícios dos implantes de forma rápida, entretanto, o Dr. Veit indica que a melhor opção são os implantes de carga imediata.

Diferentemente dos implantes dentários tradicionais, que são feitos de material cerâmico e podem demorar meses até para atingir o resultado final, os implantes de carga imediata são feitos de resina acrílica e garantem um novo sorriso em até uma semana após o início do tratamento.

“O tratamento com implantes dentários geralmente tem um período de espera entre a instalação do implante e a instalação da prótese. Em condições específicas, pode-se optar pela instalação de uma prótese imediata, sem o tempo de espera referido acima”, pontua o especialista. Para ele, deve-se optar pela técnica sempre que possível. 

Dr. Veit explica que, mesmo quando o caso não é favorável à fixação da prótese definitiva no primeiro dia, utiliza-se uma prótese provisória para que o paciente não fique sem dentes. Segundo ele, em um procedimento de implante dentário comum, o paciente pode ter que aguardar até seis meses para ter as próteses implantadas, pois deve-se esperar até que o implante se integre ao osso.

Na técnica de carga imediata, entretanto, uma prótese provisória é colocada inicialmente, mas pode ser substituída pela prótese definitiva entre três dias e uma semana após a cirurgia.

O maior benefício deste procedimento é o de poder ter um sorriso novo e encantador no mesmo dia [da cirurgia de fixação dos implantes no maxilar do paciente]”, ressalta o especialista. No entanto, além da estética, os implantes de carga imediata garantem benefícios como melhor comunicação e digestão com muito mais rapidez. 

Contraindicações dos implantes dentários

De acordo com o implantodontista, a colocação de implantes dentários é absolutamente contraindicada a casos específicos: pacientes em tratamento radioterápico e quimioterápico e usuários de medicamentos das classes de bisfosfonatos.

“Alguns hábitos e doenças são desfavoráveis para a realização da carga imediata como: doenças descontroladas, transtornos psicológicos, tabagismo, bruxismo e pessoas que possuem outros enxertos ósseos. Pacientes com cardiopatias, hipertensão e diabetes necessitam de autorização médica para realizar as cirurgias”, complementa.

Em casos de maloclusão (mordida comprometida) severa, Veit indica que tratamentos ortodônticos prévios podem ser requeridos para melhor posicionamento dos implantes. Além disso, a carga tardia “pode ser necessária quando existem condições limitantes para a instalação do implante, por exemplo, com a necessidade de uma reconstrução óssea prévia”, finaliza o especialista.