Saúde da mulher

Tudo sobre caspas nas sobrancelhas e como evitá-las

Crédito: Pexels

Se você já teve caspa do couro cabeludo, sabe o quanto isso pode ser chato. No entanto, existe outro lugar onde flocos podem causar estragos: suas sobrancelhas. Sim, caspa na sobrancelha é real.

+ Aprenda a limpar sua escova de cabelo para manter a saúde dos fios


+ 5 hábitos que parecem inofensivos, mas estão causando pontas duplas no seu cabelo 

Segundo a “Women’s Health”, de onde são as informações, a Dermatite Seborréica — o termo clínico para a caspa — pode acontecer em qualquer lugar onde você tenha pelos, o que significa que mais do que apenas a cabeça é suscetível. Ela pode acontecer até mesmo em lugares inesperados, como virilha e nádegas. Felizmente, a condição é tratável, portanto, não há necessidade de entrar em pânico.

O que causa a caspa na sobrancelha?

Embora o ressecamento e a descamação da área da testa possam ser causados por eczema ou dermatite de contato, a caspa é resultado de três fatores principais: “A presença de Malassezia globose [um fungo] na pele, uma predisposição genética à caspa ou a presença de sebo”, explica Ilyse Lefkowicz, dermatologista da Head & Shoulders dos Estados Unidos.

A maneira mais fácil de determinar se você está lidando com a dermatite seborreica real? De acordo com Lefkowicz, você normalmente vê manchas rosas ou vermelhas com escamas que tendem a ser oleosas em vez de suaves e brancas.

Como tratar?

Assim como você trata seu couro cabeludo, limpe suavemente a área afetada com um shampoo anticaspa. Ele é projetado para matar fungos e contém ingredientes para acalmar a inflamação. Depois de lavar as sobrancelhas para se livrar de qualquer acúmulo, aplique um hidratante sobre as manchas secas ou escamosas.

“No entanto, se a descamação for severa ou resultar em manchas vermelhas, eu recomendaria ver um dermatologista“, aconselha Lefkowicz. Um médico provavelmente prescreverá um creme antifúngico tópico ou um creme esteroide tópico de curta duração para conter os flocos.

Além disso, mantenha seus níveis de estresse sob controle. A ansiedade pode perpetuar o problema, como acontece com tantas outras condições relacionadas à pele.

Há algo que deva evitar?

Assim como você não deve espremer espinhas, mantenha seus dedos longe de suas sobrancelhas com caspa. Tentar remover os flocos de uma área já inflamada só vai piorar a situação. Embora pareça semelhante, esses flocos são mais complexos do que a pele seca e descascada, então você também não pode esfoliá-los.

“Evite substâncias como o ácido glicólico, peróxido de benzoíla, medicamentos para acne ou cremes antienvelhecimento, pois só causam mais irritação”, acrescenta Lefkowicz. Outra coisa a observar: chuveiros quentes escaldantes. O calor da água retira a umidade da pele, o que, por sua vez, amplifica a flacidez.