Saúde da mulher

Tudo o que você precisa saber sobre a menopausa

Crédito: Freepik

A menopausa corresponde ao último ciclo menstrual de uma mulher e, a partir daí, já não é mais possível engravidar. O tempo que antecede esse período, é chamado de perimenopausa (pré-menopausa), e costuma variar seus sintomas, que podem incluir além da irregularidade na menstruação, diminuição da libido, falta de lubrificação, problemas urinários, mau humor, dores de cabeça, falta de memória, insônia, sensações de calor e sudorese.

+ Falta de memória é sintoma da pré-menopausa e pode começar aos 30 anos

+ Dançar melhora a saúde do coração na pós-menopausa, revela estudo

De acordo com o Serviço Nacional de Saúde (NHS) da Inglaterra, a menopausa é uma parte natural do envelhecimento que geralmente ocorre entre os 45 e 55 anos de idade, à medida que os níveis de estrogênio feminino diminuem. Os sintomas podem começar meses ou até anos antes da última menstruação e continuar por cerca de quatro anos após o fim do último ciclo.

Cerca de uma em cada 100 mulheres passa pela menopausa antes dos 40 anos, o que é conhecido como menopausa precoce. “Sem saber, elas podem estar passando pela pré-menopausa aos 40 anos, porque os sintomas não são bem definidos e podem se apresentar de diversas formas”, diz a obstetra Mary Jane Minkin ao “HuffPost”.

Também conhecida como insuficiência ovariana prematura, a causa geralmente é desconhecida, a menopausa precoce pode acontecer de forma natural ou por efeitos colaterais de alguns tratamentos médicos, quando os ovários param de produzir níveis normais de hormônios, especialmente o estrogênio. Segundo o NHS, a causa também pode estar relacionada a anormalidades cromossômicas, doença autoimune, genética, tratamentos contra cânceres e infecções, como tuberculose, malária e caxumba.

Embora seja uma consequência natural do corpo, os sintomas da menopausa podem ser tratados com terapia de reposição hormonal, através de medicamentos em comprimidos, adesivos para a pele, géis e implantes para repor os níveis hormonais. No entanto, isso requer atenção, pois pode aumentar o risco de câncer de mama. É imprescindível procurar por profissionais habilitados para fazer o diagnóstico e iniciar o melhor tratamento de acordo com a individualidade.

Saiba mais
+ Mãe de Medina compara Yasmin Brunet a ‘atriz pornô’ e colunista divulga conversa
+ Chamada de atriz pornô, Yasmin Brunet irá processar mãe de Gabriel Medina
+ Mulher divide marido com mãe e irmã mais nova: ‘Quando não estou no clima’
+ Em pose sexy, Cleo Pires afirma: "Amando essa minha bunda grande"
+ Médicos encontram pedaço de cimento em coração de paciente durante cirurgia
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio