Wagner Moura recebeu o prêmio de Melhor Ator do New York Film Critics Circle na última terça-feira, 6, nos Estados Unidos. O prêmio ao brasileiro foi entregue pela atriz Lupita Nyong’o, vencedora do Oscar (12 Anos de Escravidão), em reconhecimento à sua atuação no filme O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho.
Após a premiação, Lupita Nyong’o publicou uma mensagem em suas redes sociais destacando a atuação de Wagner Moura e o filme brasileiro.
“Ontem à noite, tive a oportunidade de celebrar o que considero uma das performances mais impactantes do ano no cinema: Wagner Moura em O Agente Secreto“, escreveu a atriz em seu perfil no Instagram.
Em outro trecho, ela afirmou que o filme “nos lembra que as histórias mais interessantes não são sobre heróis ou vilões, mas sobre seres humanos tentando lidar com circunstâncias impossíveis”, e ainda usou a expressão em português “tudo de bom”.
Além do reconhecimento individual a Wagner Moura, O Agente Secreto foi eleito Melhor Filme Internacional pelo New York Film Critics Circle, associação que reúne críticos da cidade de Nova York.
Ver essa foto no Instagram
Thriller político ambientado no Recife dos anos 1970
O filme conta a história de Marcelo (Wagner Moura), um professor especializado em tecnologia que, em 1977, deixa São Paulo e retorna a Recife em busca de um recomeço.
Ao chegar à cidade durante a semana do Carnaval, ele tenta se afastar de um passado violento e cercado de mistérios, mas passa a perceber que a tranquilidade que procurava se dissolve rapidamente.
Kleber Mendonça Filho assina a direção e o roteiro do longa.
Favorito a representar o Brasil no Oscar 2026, O Agente Secreto vem construindo uma trajetória de destaque no circuito internacional. O filme recebeu três indicações ao Globo de Ouro e aparece entre os favoritos à indicação na categoria de Melhor Filme Internacional na premiação da Academia.
O longa teve uma passagem marcante pelo Festival de Cannes deste ano, onde conquistou os prêmios de Melhor Direção, para Kleber Mendonça Filho, e Melhor Ator, para Wagner Moura.
A produção também foi reconhecida com a Premiação de Cinema de Arte e com o prêmio da crítica da FIPRESCI, além de receber o troféu de Melhor Filme Internacional no Critics Choice Awards.
O filme também foi celebrado em eventos como o Arts and Entertainment Critics Award, no Chile, o Festival Internacional de Cinema Latino-Americano de Biarritz, na França, os festivais de cinema de Hamburgo, na Alemanha, e de Jerusalém, em Israel, além do National Board of Review, nos Estados Unidos.
O Agente Secreto está em cartaz nos cinemas brasileiros, com distribuição da Vitrine Filmes.