O grego Stefanos Tsitsipas encerrou nesta sexta-feira a sequência de 13 vitórias do norueguês Casper Ruud, a quem derrotou por 6-1 e 6-4 e avançou às semifinais do ATP Masters 1000 de Toronto.

Ele vai enfrentar o americano Reilly Opelka, que se classificou ao vencer o espanhol Roberto Bautista Agut com parciais de 6-3 e 7-6 (7-1).

Um dia depois de festejar seu 23º aniversário, o número 3 do mundo comemorou o aniversário de sua mãe Julia.

“Estou orgulhoso de mim mesmo”, disse o finalista canadense de 2018 e terceiro cabeça de chave do torneio. “Eu tinha em mente tentar fazer ela (sua mãe) se sentir orgulhosa hoje.”

O norueguês Ruud, sexto cabeça de chave, estava imparável no mês passado, quando ganhou três títulos europeus em quadra de saibro depois de ter sido eliminado na primeira rodada em Wimbledon, seis semanas atrás.

Ruud, filho do ex-tenista profissional da ATP, Christian Ruud, havia derrotado Tsitsipas no saibro em Madri, em maio. Mas o grego teve agora todas as respostas em Toronto, negando a Ruud sua centésima vitória na carreira.

“Minhas intenções foram claras desde o início”, disse Tsitsipas. “Me sinto muito feliz por estar onde estou agora. Às vezes fico impressionado com o quão bem consigo jogar”.

Tsitsipas terminou com 20 winners e 11 erros não forçados em sua vitória de 74 minutos.

str/js/meh/ol/aam