TSE vai apurar conduta de Bolsonaro e aliados por suspeita de ataques às eleições e abuso de poder político

TSE vai apurar conduta de Bolsonaro e aliados por suspeita de ataques às eleições e abuso de poder político

O corregedor-geral eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Benedito Gonçalves, decidiu seguir com apuração sobre a atuação do presidente Jair Bolsonaro (PL) e aliados na questão do resultado das eleições. Em comunicado nesta quarta-feira (14), o ministro disse que vai avaliar também a possibilidade dos citados terem concedidos de forma ilegal benefícios durante a campanha. As informações são do G1.

O material foi apresentado ao TSE constam duas ações, que foram enviadas pela coligação de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presidente eleito para o próximo mandato.

De acordo com as denúncias, em relação a ataques ao sistema eleitora, foram citados:

  • o presidente Jair Bolsonaro (PL);
  • o candidato derrotado a vice-presidente e ex-ministro Braga Netto;
  • o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ);
  • o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP);
  • a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP);
  • a deputada federal Bia Kicis (PL-DF);
  • o deputado eleito Nikolas Ferreira (PL-MG);
  • o deputado eleito Gustavo Gayer (PL-GO);
  • o senador eleito Magno Malta (PL-ES).

Outro ponto que será analisado é o suposto uso indevido dos meios de comunicação social e abuso de poder político. Agora, conforme o ministro Benedito Gonçalves, os alvos da apuração terão cinco dias para apresentar defesa ao tribunal.