Trump viajará a Roma na sexta para participar de funeral do Papa

WASHINGTON, 22 ABR (ANSA) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, viajará a Roma, na Itália, na sexta-feira (25) pela manhã, para acompanhar o funeral do papa Francisco no sábado (26).   

O anúncio foi nesta terça-feira (22) pela porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, que também informou que o chefe de Estado americano voltará para Washington ainda no sábado, após o sepultamento do pontífice na Basílica de Santa Maria Maggiore.   

Trump viajará para a capital italiana acompanhado da primeira-dama Melania.   

Ontem, data do falecimento de Jorge Bergoglio, ele ordenou que todos os órgãos públicos federais dos EUA hasteassem a bandeira americana a meio-mastro “em sinal de respeito pela memória” do Papa.   

Além do republicano e dos líderes italianos, o presidente Sergio Mattarella e a premiê Giorgia Meloni, o mandatário do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, irá para Roma acompanhado da primeira-dama Rosângela Silva, a Janja.   

O chefe de Estado da Argentina, Javier Milei, também anunciou que estará presente no funeral do conterrâneo, assim como o presidente da França, Emmanuel Macron. Uma fonte da presidência ucraniana confirmou à agência de notícias AFP que Volodymyr Zelensky se despedirá de Jorge Bergoglio no Vaticano.   

Outros nomes que indicaram participação na cerimônia fúnebre no sábado são a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen; o chanceler e o presidente da Alemanha, Olaf Scholz e Frank-Walter Steinmeier, respectivamente; o presidente da Polônia, Andrzej Duda; a presidente do Europarlamento, Roberta Metsola; o líder do Conselho Europeu, António Costa; além do patriarca ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu, considerado um “guia supremo” de todos os cristãos ortodoxos. (ANSA).