O magnata Donald Trump ganhou nesta terça-feira a primária do Partido Republicano no estado de Indiana, uma vitória que o deixa a um passo da indicação formal para concorrer à presidência dos Estados Unidos em novembro.

De acordo com projeções divulgadas pelas redes de televisão, Trump obteve uma cômoda vantagem sobre o senador ultraconservador Ted Cruz e o moderado governador de Ohio, John Kasich.

O magnata precisa de mais 235 delegados para garantir a indicação e evitar uma difícil e imprevisível negociação na convenção Republicana, prevista para julho, em Cleveland.

Nesta terça, Trump deve levar ao menos 30 dos 57 delegados de Indiana.

“Se vencermos em Indiana, isto estará terminado”, disse Trump na véspera em um comício.

Além dos delegados conquistados, a vitória de Trump representa um golpe devastador para Cruz e Kasich, que apostaram tudo em uma estratégia para evitar que o magnata garanta a indicação antes da convenção partidária.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Cruz e Kasich já não têm qualquer chance matemática de vencer a corrida pela indicação, mas ambos apostam em impedir que Trump obtenha o número de delegados necessários até julho.

Na corrida democrata, a ex-secretária de Estado Hillary Clinton aparece levemente à frente do senador Bernie Sanders, mas sem um vencedor claro.

ahg/lr


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias