CARACAS, 19 NOV (ANSA) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, teria aprovado um plano para operações secretas da Agência Central de Inteligência (CIA) na Venezuela, informou o jornal “The New York Times” na última terça-feira (18).
Segundo a reportagem, citando fontes, a iniciativa teria como objetivo preparar o terreno para eventuais ações do governo norte-americano em território venezuelano, possivelmente abrindo caminho para uma campanha militar mais ampla.
+ Entenda a escalada de tensão entre os EUA e a Venezuela
Paralelamente, Trump também teria autorizado uma nova rodada de negociações discretas que resultou em uma proposta para que o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, renunciasse dentro de alguns anos.
O jornal ressalta que não está claro quais tipos de operações foram autorizadas nem quando poderiam ser executadas.
Ainda de acordo com o NYT, planejadores militares da CIA elaboraram diversas opções para diferentes cenários, incluindo listas de possíveis instalações de produção de drogas que poderiam ser alvos de ataques.
O Pentágono, por sua vez, também estaria avaliando ataques contra unidades militares próximas a Maduro. Na semana anterior, Trump teria participado de duas reuniões na Sala de Situação da Casa Branca para discutir a crise venezuelana e analisar alternativas com seus principais assessores.
Em outubro passado, o New York Times já havia informado que Trump autorizara a CIA a conduzir operações secretas na Venezuela como parte de uma estratégia para intensificar a pressão sobre Maduro e, em última instância, promover sua destituição. (ANSA).