O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, condenou nesta quarta-feira (19) as “atrocidades tremendas” na guerra civil do Sudão e afirmou que trabalharia com a Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos e o Egito para pôr fim ao conflito.
“Estão ocorrendo atrocidades tremendas no Sudão. Tornou-se o lugar mais violento da Terra e, também, a maior crise humanitária”, afirmou Trump em sua rede Truth Social, pouco depois de prometer ao príncipe-herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, que se envolveria no conflito.
As Nações Unidas têm pedido repetidamente maior atenção para essa guerra, que causou a morte de dezenas de milhares de pessoas e deslocou quase 12 milhões desde seu início, em abril de 2023.
Em um fórum empresarial antes de sua publicação no Truth Social, Trump afirmou nesta quarta-feira que vai “trabalhar” para pôr fim à guerra no Sudão.
Desde abril de 2023, o Sudão sofre um conflito entre o Exército sudanês e os paramilitares das Forças de Apoio Rápido (FAR).
“Sua majestade [o príncipe Mohammed bin Salman] deseja que eu faça algo muito importante em relação ao Sudão. Não estava em meus planos me envolver nisso, achava que era algo descabido e fora de controle”, declarou Trump.
“Mas vejo o quanto isso é importante para você e para muitos de seus amigos aqui presentes. E vamos começar a trabalhar no Sudão”, afirmou.
dk/ksb/dga/mel/lm/am