WASHINGTON (Reuters) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira que saiu decepcionado de uma ligação telefônica com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, porque não parece que o líder russo esteja querendo acabar com a guerra contra a Ucrânia.
As tentativas dos EUA de acabar com a guerra da Rússia na Ucrânia por meio da diplomacia foram em grande parte interrompidas, e Trump tem enfrentado crescentes apelos — inclusive de alguns republicanos — para aumentar a pressão sobre Putin para negociar seriamente.
Depois de falar com Putin na quinta-feira, Trump planeja falar com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, nesta sexta-feira, disse ele em comentários aos repórteres em seu retorno a Washington de uma viagem a Iowa.
“Estou muito decepcionado com a conversa que tive hoje com o presidente Putin, porque não acho que ele esteja lá, e estou muito decepcionado”, disse Trump.
“Só estou dizendo que não acho que ele esteja querendo parar, e isso é uma pena.”
Os dois líderes não discutiram a recente pausa em algumas remessas de armas dos EUA para Kiev durante a conversa de quase uma hora, segundo um resumo fornecido pelo assessor de Putin, Yuri Ushakov.