Trump sanciona acordo e encerra shutdown mais longo dos EUA

ROMA, 13 NOV (ANSA) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sancionou o projeto aprovado pelo Congresso para acabar com a paralisação de 43 dias no governo federal, encerrando o “shutdown” mais longo da história do país.   

A sanção chega após a Câmara dos Representantes ter aprovado o texto que já havia passado pelo Senado, fruto de um acordo entre os republicanos e um pequeno grupo de parlamentares democratas insatisfeitos com a prolongação de um impasse que deixou milhares de servidores sem salário e quase provocou um caos no tráfego aéreo nos EUA.   

“Isso não pode mais se repetir”, disse Trump ao assinar a medida, agradecendo aos republicanos e aos democratas que votaram pelo fim do shutdown. Ele também culpou a oposição pela paralisação. “Por 43 dias, os democratas fecharam o governo para tentar extorquir dinheiro do país. Hoje mandamos uma mensagem clara: não vamos permitir”, declarou.   

O pacote, no entanto, garante o financiamento do governo federal somente até 30 de janeiro de 2026, enquanto os republicanos aceitaram votar em dezembro uma prorrogação dos subsídios para seguros de saúde, condição exigida pelos democratas para garantir cobertura sanitária a milhões de americanos de baixa renda.   

“A batalha ainda não acabou, está apenas no início”, disse o líder do Partido Democrata na Câmara, Hakeem Jeffries.   

O acordo, por outro lado, determina a readmissão dos servidores federais mandados embora em função do shutdown e o pagamento retroativo dos salários dos funcionários colocados em licença obrigatória. A medida também impede novas demissões em massa até 30 de janeiro. (ANSA).