Trump sai em defesa de comercial polêmico de Sydney Sweeney

WASHINGTON, 4 AGO (ANSA) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, saiu em defesa do controverso comercial da marca de jeans American Eagle estrelado pela atriz Sydney Sweeney, acusado por críticos de propagar ideias eugenistas.   

“Sydney Sweeney, eleitora republicana, é a protagonista da publicidade mais quente em circulação”, escreveu o magnata nas redes sociais, acrescentando que os jeans da fabricante estão “voando das prateleiras”. “Pegue eles, Sydney!”, enfatizou.   

A peça em questão traz o slogan “Sydney Sweeney Has Great Jeans” (“Sydney Sweeney tem ótimos jeans”), frase cuja pronúncia em inglês se parece com “Sydney Sweeney Has Great Genes” (“Sydney Sweeney tem ótimos genes”).   

Trechos da campanha reforçam esse trocadilho, como o momento em que a atriz afirma: “Os genes são transmitidos de pais para filhos, muitas vezes determinando características como cor do cabelo, personalidade e até mesmo a cor dos olhos. Meu jeans é azul”.   

O teor da peça provocou uma onda de acusações de propagar ideias eugenistas, ou seja, a falsa teoria encampada pelo nazismo de que determinados grupos têm genes superiores.   

Além disso, o comercial é acusado de objetificar a imagem da mulher ao destacar a sensualidade de Sweeney, estrela de obras como “Euphoria” e “The White Lotus”. Mais tarde, internautas descobriram uma filiação da atriz ao Partido Republicano, o mesmo de Trump. Ela ainda não se pronunciou sobre o caso.   

(ANSA).