SÃO PAULO, 20 NOV (ANSA) – O Brasil celebrou a retirada das tarifas adicionais de 40% sobre uma série de produtos nacionais pelos Estados Unidos, que anunciou a revogação da medida na noite desta quinta-feira (20). Ficam isentos da tarifa mais de 200 itens brasileiros, entre eles carne bovina, café, manga, coco, açaí e abacaxi.
A decisão é retroativa a 13 de novembro, data que coincide com o dia da última reunião entre o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o secretário de Estado americano, Marco Rubio, em Washington, na qual se discutiram meios de avançar nas tratativas bilaterais para a redução das tarifas sobre os produtos brasileiros.
No entanto, a negociação sobre o tarifaço de Donald Trump em cima de produtos nacionais, que começou em abril com taxas recíprocas de 10% e evoluiu para 40% em agosto, começou a se dissipar em 6 de outubro, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone com seu homólogo em Washington.
“O governo brasileiro recebeu hoje com satisfação a decisão do governo dos Estados Unidos de revogar a tarifa adicional de 40% para uma série de produtos agropecuários importados do Brasil”, afirmou o Itamaraty em nota, reiterando “sua disposição para continuar o diálogo como meio de solucionar questões entre os dois países, em linha com a tradição de 201 anos de excelentes relações diplomáticas”.
Já o comunicado emitido pela Casa Branca explica que as tratativas para os demais artigos não contemplados prosseguem.
No documento, Trump explica que está retirando as tarifas de determinados produtos porque recebeu informações de seus funcionários que “certas importações agrícolas do Brasil não deveriam mais estar sujeitas à tarifa adicional imposta sob a Ordem Executiva 14323 porque, entre outros fatores relevantes, houve progresso inicial nas negociações com o governo brasileiro”.
O Itamaraty acrescentou que “o Brasil seguirá mantendo negociações com os EUA com vistas à retirada das tarifas adicionais sobre o restante da pauta de comércio bilateral”.
(ANSA).