Trump quer mudar receita da Coca-Cola para usar açúcar de cana

NOVA YORK, 17 JUL (ANSA) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na quarta-feira (16) uma mudança na receita da Coca-Cola vendida no país, ao substituir o xarope de milho que adoça a bebida por açúcar de cana. No entanto, grande parte da matéria-prima consumida pelos americanos vem do Brasil, país que foi penalizado com tarifas de 50% pelo republicano.   

Segundo ele, a empresa concordou com a atualização do adoçante da marca, ainda que a Coca-Cola não tenha confirmado, limitando-se a dizer que “novidades estão por vir”.   

“Tenho conversado com a Coca-Cola sobre o uso de açúcar de cana na Coca nos EUA, e eles concordaram em fazê-lo”, disse Trump no Truth.   

A receita americana do refrigerante usa xarope de milho, um ingrediente que o secretário de Saúde, Robert F. Kennedy, quer eliminar como parte da campanha “Make America Healthy Again”, a fim de tornar a população local mais saudável.   

Mas a substituição por açúcar de cana tende a criar alguns problemas para Washington, a começar pelos produtores nacionais de xarope de milho ao colocar em risco milhares de empregos agrícolas no país. Iowa, o maior produtor de milho americano e um estado que votou em Trump em todas as suas três disputas presidenciais, pagaria o preço mais alto. Ao mesmo tempo, a produção de açúcar de cana na Flórida – a maior produtora da nação – não atende a demanda total dos EUA, que importam grande parte da matéria-prima, principalmente do Brasil, líder mundial na produção e na exportação de açúcar de cana, país ao qual Trump impôs tarifas de 50%. Ou seja, a Coca-Cola poderá ficar mais cara para os americanos. (ANSA).