Trump publica imagem vestido como papa e provoca indignação: ‘Insulto’

Trump publica imagem vestido como papa e provoca indignação:

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou na sexta-feira (2) uma imagem aparentemente gerada com inteligência artificial (IA) na qual aparece vestido de papa, afirmando que gostaria de ser um pontífice católico, a poucos dias do conclave que escolherá o sucessor de Francisco.

No início da semana, o magnata republicano brincou sobre a eleição do próximo líder de 1,4 bilhão de fiéis da Igreja católica, uma minoria religiosa nos EUA. “Eu gostaria de ser papa. Seria a minha primeira escolha”, disse ele ao ser questionado por jornalistas sobre suas preferências para o herdeiro de Francisco, que morreu na segunda-feira de Páscoa aos 88 anos.

Trump publica imagem vestido como papa e provoca indignação: 'Insulto'

A foto colorida divulgada por Trump em sua rede Truth Social mostra-o sentado em uma poltrona, vestido com a batina papal branca, coroado com a mitra e usando a imponente cruz de ouro. Sua mão esquerda está apoiada na coxa e seu dedo indicador direito apontando em direção ao céu.

A imagem, aparentemente gerada com IA segundo a imprensa americana que a republicou em suas redes sociais, não é acompanhada por nenhum comentário.

‘Insulto flagrante aos católico’

A postagem irreverente provocou indignação instantânea em X, inclusive entre os republicanos contrários a Trump, um grupo que se descreve como “republicanos conservadores pró-democracia lutando contra Trump e o trumpismo”. O grupo republicou a imagem, chamando-a de “um insulto flagrante aos católicos e uma zombaria de sua fé”.

O porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, se recusou a comentar a imagem durante uma entrevista coletiva com jornalistas sobre o processo de eleição de um novo papa, que começa em 7 de maio.

Um dia antes de sua morte, Francisco recebeu brevemente o vice-presidente dos EUA, JD Vance, católico convertido e muito conservador, dois meses após as duras críticas do pontífice à política de deportações de migrantes do governo Trump.

Ele alertou sobre uma “grave crise” que “começa mal e terminará mal”.

Cerca de 20% dos americanos afirmam ser católicos e as pesquisas de boca de urna indicaram que, na eleição presidencial de novembro de 2024, cerca de 60% votaram no republicano.

A partir de 7 de maio, 133 cardeais de todo o mundo com menos de 80 anos se reunirão em um conclave a portas fechadas no Vaticano para escolher o sucessor de Francisco, o primeiro pontífice latino-americano.

*Com informações da Reuters