O ex-presidente da Argentina Maurício Macri afirmou em um evento na Espanha nesta semana que Donald Trump sugeriu a ele que a Argentina anexasse o Chile para ter acesso aos oceanos Atlântico e Pacífico.
Macri afirmou que a sugestão foi dada durante a reunião do G20 em 2018, que aconteceu em Buenos Aires, quando Trump viu um mapa da Argentina. “Trump começou a olhar o mapa, quando, de repente, vê uma faixa ao lado esquerdo e diz: ‘E isso, o que é?’. Eu digo, ‘É o Chile’. ‘Você deveria conquistar o Chile, assim teria os dois oceanos”, respondeu o norte-americano.
Macri contou que a reação de todos que estavam presentes na reunião foi de risadas, mas que ele mesmo duvidou se o mandatário norte-americano estava falando sério após as declarações de Trump sobre anexar o Canadá e a Groenlândia.
“Todo mundo riu. E eu disse ‘conhecendo ele, falou meio sério, meio brincando’. Mas depois, quando passaram os anos e se ouviu falar do Canadá, Groenlândia. Me pareceu familiar esse tipo de coisa”, disse.
JAJAJAJAJAJAJAJAJA Trump le dijo a Mauricio que teníamos que conquistar Chile así teníamos salida a los dos océanos. pic.twitter.com/OaPBOz4BXC
— JPRO TUITERA (@JPROtwitera) May 23, 2025