O presidente americano, Donald Trump, voltou a prometer nesta sexta-feira (15) à classe média de seu país uma “importante redução de impostos” se seu Partido Republicano retomar o controle da Câmara de Representantes.

Trump tem feito do sólido desempenho econômico dos Estados Unidos um ponto importante de sua campanha às eleições do ano que vem.

Mas a promessa anterior de reduzir impostos para as pessoas de renda média nunca se materializou. Os críticos dizem que os cortes que beneficiam os americanos mais ricos em qualquer caso fizeram disparar o déficit orçamentário do país a quase um trilhão de dólares.

“Vamos fazer uma redução importante de impostos sobre rendimentos médios se recuperarmos a Câmara”, disse Trump a jornalistas na Casa Branca.

“Isso estará sujeito a tomar o controle da Câmara porque os democratas gostam de aumentos de impostos, não de cortes”, acrescentou.

Em outubro do ano passado, Trump disse que sua administração estava trabalhando em um corte de impostos “muito importante” para a classe média, que seria anunciado antes das eleições de meio de mandato de novembro e seria aprovado depois.

A imprensa americana reportou, então, que os assistentes da Casa Branca não tinham ideia do que Trump estava falando e os observadores destacaram que o Congresso não tinha prevista sessão para debater esta redução.

De qualquer forma, a promessa não influenciou os eleitores, que entregaram a Câmara baixa, até então liderada pelos republicanos, aos democratas.

Especialistas dizem que a maior economia do mundo está desacelerando, pois uma economia global lenta fragiliza a demanda por bens e serviços dos Estados Unidos e as guerras comerciais de Trump afetaram o investimento empresarial e a indústria manufatureira.