O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira que facilitará a permanência no país e o acesso à cidadania americana dos imigrantes mais capacitados, em meio à polêmica sobre o muro que planeja construir na fronteira com o México.

Trump prometeu reformular os vistos H1-B, para os quais mais de 70% dos solicitantes são da Índia, a maioria do setor tecnológico.

“Quem possui visto H1-B nos Estados Unidos pode ficar tranquilo porque teremos mudanças que trarão tanto simplicidade como certeza para sua permanência, inclusive uma potencial cidadania”, tuitou Trump.

“Queremos alentar que gente talentosa e altamente capacitada procure fazer carreira nos Estados Unidos”.

Durante a campanha eleitoral, Trump prometeu ser duro com a imigração, inclusive contra os estrangeiros com visto H1-B, citando fraudes envolvendo esta categoria de visto e alentando os empresários a contratar americanos em primeiro lugar.

A promessa de Trump sobre o visto H1-B ocorre em meio à disputa com o Congresso sobre a aprovação da verba para o muro na fronteira com o México, o que tem paralisado a aprovação do novo orçamento federal e parte do governo.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Os Estados Unidos oferecem 85 mil vistos H1-B a cada ano, incluindo 20 mil reservados a trabalhadores com formação superior.

Os vistos H1-B são concedidos a profissionais requeridos por empresas para um período de três anos, que podem ser renovados por uma vez.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias