WASHINGTON, 16 MAR (ANSA) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (16) que ainda é possível prever quanto tempo irá durar a emergência do novo coronavírus, o que deve levar meses, e o país pode chegar a uma recessão. “[A pandemia do coronavírus] pode durar até julho, agosto ou talvez até mais tarde”, disse, durante coletiva de imprensa na Casa Branca.   

Segundo o líder americano, a pandemia pode deixar a economia dos Estados Unidos a caminho de uma recessão. Além disso, ele informou que espera não precisar banir “viagens domésticas”.   

Durante a coletiva, Trump descartou, por enquanto, medidas como uma quarentena nacional para restringir a circulação das pessoas em todas as cidades do país. O republicano, no entanto, pediu para todos os cidadãos evitarem sair de casa e se reunir com mais de 10 pessoas. “Meu governo recomenda que todos os americanos, incluindo os mais jovens e os mais saudáveis, evitem se reunir em grupos de mais de 10 pessoas”, explicou.   

Para ele, a maioria dos americanos já estão permanecendo em suas residências. “Neste momento, não nacionalmente, mas há alguns lugares em nossa nação que não são afetados. Mas podemos olhar para certas áreas”, disse ele. “Está se tornando algo automático. As pessoas estão conscientes. Eu não diria que os bares e restaurantes estão cheios”. Ao longo da entrevista, Trump ainda ressaltou que a situação causada pelo coronavírus em sua nação “não está sob controle” e classificou a Covid-19 como um “inimigo invisível”. Apesar disso, as pesquisas para uma possível vacina já estão sendo realizadas. “Posso dizer também que uma vacina está começando a ser testada.   

Está na primeira fase. Temos os melhores especialistas do mundo.   

Esperamos que, em breve, estejamos de volta onde estávamos antes”, finalizou.   

Segundo o último balanço divulgado hoje, o coronavírus já provocou a morte de 70 pessoas e infectou outras 4 mil no território americano. (ANSA)