Trump presta homenagem em túmulo de rainha Elizabeth II

LONDRES, 17 SET (ANSA) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que passará a tarde inteira do primeiro dia de sua visita de Estado ao Reino Unido, prestou uma homenagem diante do túmulo da rainha Elizabeth II (1926-2022) na Capela de São Jorge, no Castelo de Windsor.   

Ao lado da primeira-dama Melania, o republicano invocou repetida e respeitosamente a memória da falecida rainha, mãe de Charles III, que o recebeu em sua primeira visita de Estado ao território britânico em 2019.   

Após um desfile solene de celebração em sua homenagem no final da manhã e um almoço privativo com o rei Charles III e a rainha Camilla, o casal norte-americano também visitou, junto dos soberanos, a exposição dedicada à relação especial entre os Estados Unidos e o Reino Unido, instalada no Salão Verde do castelo.   

A mostra apresenta objetos de época simbólicos da aliança transatlântica, alguns dos quais anteriores à independência das ex-colônias americanas de Londres. Entre os itens estão uma foto de Elizabeth II e Ronald Reagan a cavalo, lado a lado, durante uma visita do então presidente republicano ao Castelo de Windsor em 1982.   

Mais tarde, Trump participará do tradicional banquete de estado, oferecido pelos monarcas, que contará com a presença de convidados VIP de ambos os países, vários membros da Família Real e políticos britânicos dos partidos governistas e de oposição, começando pelo primeiro-ministro Keir Starmer. (ANSA).