A presidente do México, Claudia Sheinbaum, disse nesta quinta-feira (17) que seu contraparte americano, Donald Trump, “precisa de mais informações” sobre a luta antidrogas que o governo mexicano tem empreendido.
A mandatária respondeu desta forma ao magnata republicano, que na quarta-feira afirmou que os cartéis de drogas “têm um controle muito forte sobre o México”, ao assinar uma lei que endurece as penas para o tráfico de fentanil.
A troca de declarações ocorre após uma nova ameaça de tarifas de Trump de 30% ao México, ao afirmar que o país não tem feito o suficiente para frear o tráfico de drogas para seu território.
Trump “precisa de mais informações sobre o que temos feito, porque sua ideia é que não foi feito o suficiente”, declarou Sheinbaum durante sua habitual coletiva de imprensa matinal.
Por isso, seu governo fará uma revisão das operações contra o narcotráfico, para que sejam conhecidas “tanto pelos americanos quanto pelo governo dos Estados Unidos”, afirmou.
A mandatária assegurou que seu governo aumentou as detenções e as apreensões de metanfetamina, cocaína e fentanil.
Acrescentou que, apesar disso, os Estados Unidos devem reconhecer o “grave problema de dependência de drogas entre os jovens”.
“Nem tudo é Guarda Nacional, nem tudo são os militares; eles precisam reconhecer que possuem um grave problema de consumo de drogas”, disse.
yug/jla/nn/dd/aa