Trump planeja iniciativa para ‘limpar’ Gaza e levar palestinos para Egito e Jordânia

Donald Trump segura carta de Joe Biden durante posse no Salão Oval, onde deu ordens executivas
Donald Trump segura carta de Joe Biden durante posse no Salão Oval, onde deu ordens executivas Foto: REUTERS/Carlos Barria/File Photo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, apresentou no sábado (25) uma iniciativa para “limpar” a Faixa de Gaza e disse querer que Egito e Jordânia recebam os palestinos deste território como forma de alcançar a paz no Oriente Médio.

+Trump diz que pode considerar voltar a participar da Organização Mundial da Saúde

“Estamos falando de 1,5 milhão de pessoas, e simplesmente limparemos tudo isso”, disse Trump à imprensa, referindo-se a Gaza como um “local de demolição”. Ele disse que a medida poderia ser “temporária ou de longo prazo”.

O presidente dos EUA afirmou que havia conversado com o rei Abdullah II da Jordânia e esperava falar com o presidente egípcio Abdel Fatah al Sissi no domingo.

“Gostaria que o Egito levasse as pessoas e gostaria que a Jordânia levasse as pessoas”, disse Trump a bordo do Air Force One.

A maioria dos 2,4 milhões de habitantes de Gaza foi deslocada, alguns deles várias vezes, devido à guerra na Faixa de Gaza desencadeada pelo ataque do movimento islamista Hamas ao sul de Israel em 7 de outubro de 2023.