WASHINGTON, 3 OUT (ANSA) – Em meio a um inquérito de impeachment, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu publicamente nesta quinta-feira (3) para a China investigar os negócios de Hunter Biden, filho de seu rival político Joe Biden. A solicitação é semelhante a feita por ele, durante um telefonema, ao presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, o que provocou um escândalo político no território norte-americano. Na ocasião, Trump teria pressionado o governo ucraniano a investigar o democrata. O caso provocou a abertura de uma investigação de impeachment contra o magnata.
“A China deve iniciar uma investigação sobre Biden. O que aconteceu na China é tão ruim quanto o que aconteceu na Ucrânia”, afirmou Trump em coletiva de imprensa na Casa Branca. Antes de deixar Washington para uma visita à Flórida, Trump ainda ressaltou que poderia pedir ao presidente chinês, Xi Jinping, que abrisse um inquérito sobre a atividade do filho do democrata no país. “Eu não fiz isso, mas certamente é algo em que podemos começar a pensar”, insistiu Trump.
Em julho passado, Hunter negou, em uma entrevista na revista “The New Yorker, ter aceitado suborno do empresário chinês Ye Jianming. No entanto, Trump e o seu advogado pessoal, Rudy Giuliani, não apresentaram evidências das suas afirmações de corrupção contra o ex-vice-presidente Biden e seu filho. O pedido do presidente dos EUA à China, porém, acontece em meio à guerra comercial travada pelos dois países. (ANSA)