O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, solicitou nesta segunda-feira (28) ao juiz responsável por sua ação por difamação contra o Wall Street Journal que ouça o mais rapidamente possível o depoimento do proprietário do jornal, o magnata da mídia Rupert Murdoch, devido à sua idade avançada, 94 anos.
O juiz de Miami, no estado da Flórida, estabeleceu o prazo até 4 de agosto para que Murdoch, fundador e presidente emérito da News Corp, grupo de mídia ao qual pertence o Wall Street Journal, apresente seus argumentos na ação movida por Trump.
Trump exige bilhões de dólares do jornal por conta de um artigo segundo o qual ele teria enviado uma carta ao empresário Jeffrey Epstein em 2003, por ocasião do 50º aniversário deste último. O ex-presidente nega essa informação.
Epstein se suicidou em uma prisão de Nova York em 10 de agosto de 2019, antes de ser julgado por acusações de tráfico sexual de menores.
Boa parte da base de apoiadores de Trump espalhou todo tipo de teorias conspiratórias alegando que o empresário teria sido assassinado para evitar que revelasse os nomes de figuras poderosas que teriam recorrido a seus serviços.
Os advogados de Trump pedem a aceleração do processo, argumentando que “Murdoch acaba de completar 94 anos e enfrentou, embora felizmente tenha superado, múltiplos problemas de saúde”, alguns deles recentemente.
Eles também destacam a distância entre sua residência, em Nova York, e o tribunal onde o processo tramita: “É razoável esperar, tanto por sua idade quanto por seu estado de saúde e/ou pela distância que o separa deste tribunal, que ele não esteja disponível para o julgamento”, cuja data ainda não foi definida.
bur-sst/ph/dga/val/am