Trump liga para Putin e discute Oriente Médio e Ucrânia

MOSCOU, 3 JUL (ANSA) – Os presidentes dos Estados Unidos e da Rússia, Donald Trump e Vladimir Putin, respectivamente, conversaram por telefone durante quase uma hora nesta quinta-feira (3).   

De acordo com o assessor de política externa do mandatário russo, Yuri Ushakov, os dois líderes falaram “exaustivamente” sobre os últimos acontecimentos no Irã, bem como o conflito no leste europeu.   

Putin disse a Trump que seu país está pronto para “continuar o processo de negociações diretas” com a Ucrânia após as duas rodadas realizadas em Istambul, na Turquia, mas enfatizou que “não desistirá de seus objetivos”, ou seja, “a eliminação das causas profundas bem conhecidas que levaram à situação atual”.   

O Kremlin acrescentou que os mandatários não discutiram a suspensão do fornecimento de algumas armas americanas à Ucrânia durante a conversa telefônica.   

Em relação ao Oriente Médio, os dois chefes de Estado concordaram em manter contatos sobre os episódios ocorridos em Teerã.   

“A situação em torno do Irã e no Oriente Médio como um todo foi discutida exaustivamente. o lado russo enfatizou a importância de resolver questões controversas, divergências e conflitos exclusivamente por meios político-diplomáticos”, comentou Ushakov. (ANSA).