Trump liga para Netanyahu e expressa condolências por ataque

TEL AVIV, 22 MAI (ANSA) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conversou por telefone nesta quinta-feira (22) com Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, e lamentou o ataque em Washington que matou dois funcionários da embaixada israelense.   

De acordo com testemunhas, um indivíduo identificado como Elias Rodriguez, de 30 anos, abriu fogo contra um casal nas proximidades do Museu Judaico, onde ambos participavam de um evento voltado para ajudar os moradores da Faixa de Gaza. O homem teria gritado “Palestina Livre” durante sua prisão.   

“Netanyahu teve uma conversa telefônica com o presidente Trump, que expressou profundas condolências pelos horríveis assassinatos de dois funcionários da embaixada israelense em Washington”, informou o gabinete do premiê.   

O comunicado também mencionou que Netanyahu “agradeceu” ao republicano pela “luta contra o antissemitismo” nos EUA.   

Os dois líderes aproveitaram a oportunidade e também discutiram a guerra no enclave palestino. Na conversa, o americano expressou seu apoio aos objetivos de Netanyahu: a libertação de reféns, a eliminação do Hamas e o avanço do “Plano Trump”.   

A necessidade de impedir que o Irã consiga obter armamentos nucleares também foi debatida entre os dois políticos. (ANSA).