WASHINGTON, 18 NOV (ANSA) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a provocar polêmica após proferir insultos sexistas e depreciativos contra a jornalista Catherine Lucey, da Bloomberg, depois de ser questionado sobre sua relação com o bilionário Jeffrey Epstein – condenado por pedofilia e morto em 2019.
Segundo relatos da imprensa norte-americana, divulgados nesta terça-feira (18), o episódio ocorreu há alguns dias, durante uma viagem recente a bordo do Air Force One.
Na ocasião, Lucey questionou Trump sobre sua recusa em divulgar documentos relacionados ao caso Epstein. Diante da pergunta, o republicano teria reagido de forma agressiva, apontado o dedo para a repórter e dito: “Quieta, porquinha” e “Cala a boca, gorda”.
Mais tarde, já na pista de pouso, o presidente dos EUA voltou a atacar a profissional, afirmando que “a Bloomberg deveria demiti-la”.
O termo “porquinha” ? associado a insultos dirigidos ao corpo e considerado depreciativo, além de visto como desrespeitoso até no contexto da defesa dos animais ? aparece com frequência no repertório ofensivo do magnata.
Durante a campanha presidencial de 2016, por exemplo, a ex-Miss Universo Alicia Machado, coroada aos 19 anos, relatou ter sido humilhada publicamente por Trump após ter “ganhado peso”, em um período em que ele era coproprietário da organização do concurso. (ANSA).