WASHINGTON, 23 OUT (ANSA) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assegurou que Israel não vai anexar a Cisjordânia ocupada e alertou que o país judeu perderá “todo o apoio” americano se insistir em tomar o território destinado aos palestinos.
“Isso não vai acontecer. Isso não vai acontecer. E não vai acontecer porque dei minha palavra aos países árabes”, garantiu o mandatário em entrevista à revista Time.
“Israel perderia todo o seu apoio nos Estados Unidos se isso acontecesse”, acrescentou. As declarações chegam no dia seguinte à aprovação preliminar pelo Parlamento israelense de um projeto de lei para aplicar a soberania do país na Cisjordânia ocupada.
O texto recebeu 25 votos a favor e 24 contrários, enquanto ministros de ultradireita pressionam o premiê Benjamin Netanyahu a anexar o território, que está destinado ao futuro Estado da Palestina, assim como a Faixa de Gaza, embora tenha sido povoada por assentamentos ilegais ao longo das últimas décadas.
Estima-se que as colônias israelenses na Cisjordânia ocupada e em Jerusalém oriental abriguem hoje cerca 700 mil pessoas, o que, para muitos analistas, já inviabiliza a criação de um Estado palestino.
Para o vice-premiê e ministro italiano das Relações Exteriores, Antonio Tajani, a ameaça israelense de anexar a Cisjordânia “coloca em risco os progressos que precisam ser feitos para transformar a trégua” na Faixa de Gaza em “paz” definitiva. (ANSA).