Trump firma decreto para proteger estátuas no país

WASHINGTON, 27 JUN (ANSA) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, firmou um decreto na noite desta sexta-feira (26) em que prevê punições para quem danificar, vandalizar ou destruir estátuas e monumentos no país.   

“Eu acabei de ter o privilégio de assinar uma ordem executiva muito dura para proteger os monumentos, memoriais e estátuas americanas – e combater a violência criminal recente. Prisão longa para esses atos sem lei contra nosso grande país”, escreveu em sua conta no Twitter.   

Assim como ocorreu em outros países, manifestantes começaram a depredar estátuas que homenageiam personagens históricos ligados a ações controversas, como no caso de escravocratas, por exemplo. Por conta das manifestações antirracismo, diversos governos estaduais também removeram monumentos que homenageavam colonizadores, como no caso de Cristóvão Colombo em São Francisco e na Califórnia.   

Segundo a mídia norte-americana, Trump ainda determinou que o secretário de Justiça, William Barr, dê “prioridade absoluta” às ações penais contra quem danificar as estátuas. Por isso, o representante deu ordem para criar uma força-tarefa dedicada ao combate “dos extremistas antigoverno”.   

O republicano vem sendo criticado por conta da sua resposta aos movimentos sociais que ganharam força após a morte do ex-segurança George Floyd, no fim de maio, e que pedem igualdade racial no país. A postura de Trump tanto nesse assunto – como também no combate à pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2) – vem derrubando o atual mandatário nas pesquisas sobre a eleição presidencial, que ocorre no fim do ano. (ANSA)