Trump expõe Macron e Rutte e ironiza líderes europeus sobre Groenlândia

ROMA, 20 JAN (ANSA) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, expôs mensagens de seu homólogo da França, Emmanuel Macron, e do secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Mark Rutte, e afirmou que os líderes europeus não devem opor resistência a uma eventual anexação da Groenlândia.   

Em uma madrugada movimentada em seu perfil na plataforma Truth Social, o republicano publicou capturas de tela de uma mensagem na qual Macron diz “não entender” o que ele quer com a Groenlândia e se oferecendo para organizar uma reunião do G7 em Paris.   

Um pouco mais tarde, Trump exibiu uma mensagem de Rutte, na qual o líder da Otan o elogia por seu papel para tentar pacificar a Síria e promete usar o Fórum de Davos, na Suíça, para promover o “trabalho” do presidente dos EUA “na Ucrânia e em Gaza”. “Estou empenhado em encontrar uma solução para a questão da Groenlândia”, acrescentou o holandês.   

O magnata ainda publicou uma montagem que o mostra fincando a bandeira americana na ilha no Ártico e outra que o retrata exibindo para os principais líderes da Europa um mapa dos EUA incluindo o território autônomo, o Canadá e a Venezuela.   

Em encontro com jornalistas na Flórida, Trump também disse acreditar que os europeus “não oporão muita resistência” à tentativa de anexar a Groenlândia e ameaçou impor uma tarifa de 200% contra vinhos franceses caso Macron não aceite participar do assim chamado “Conselho de Paz” para a reconstrução de Gaza.   

“Ninguém quer saber dele porque ele vai deixar o cargo muito em breve”, declarou o presidente americano ? a França terá eleições presidenciais em 2027. (ANSA).