Trump exige verba para muro com México em reunião insólita

Trump exige verba para muro com México em reunião insólita

Em uma insólita reunião no Salão Oval da Casa Branca transmitida para todo o mundo, um exasperado Donald Trump exigiu nesta terça-feira dos líderes da oposição no Congresso dinheiro para construir o muro na fronteira com o México, uma promessa de campanha.

Trump, que exige 5 bilhões de dólares para seu polêmico projeto, afirmou que construirá o muro de “um jeito ou de outro”, porque o país “precisa”, e ameaçou deixar sem verbas muitas dependências do governo caso não consiga o dinheiro.

“Ficarei orgulhoso de parar o governo pela segurança na fronteira”, disse o presidente.

O encontro com Chuck Schumer, principal democrata no Senado, e Nancy Pelosi, que provavelmente assumirá em janeiro a presidência da Câmara de Representantes, marca o início de duras negociações sobre a lei do orçamento, que deve ser aprovado até 21 de dezembro.

O fracasso destas negociações levaria a uma paralisação parcial do governo, nas vésperas do feriado de final de ano.

“Não devemos parar o governo por uma disputa”, disse Schumer, que ao sair da Casa Branca deplorou a teimosia do presidente e seu potencial dano para muita gente.

Segundo a imprensa americana, Pelosi disse a seus colegas democratas que a obsessão de Trump com o muro era como “uma questão de virilidade” para ele. “Fiz o papel da mamãe” durante esta reunião “muito louca”.

Durante a reunião, Trump se gabou – com a ajuda de bilhetes – do sucesso das barreiras físicas instaladas em alguns trechos da fronteira de 3.200 km com o México.

Trump, claramente irritado, foi irônico quando Pelosi disse que a reunião não deveria ser aberta à imprensa e disparou: “Não é ruim, Nancy, isto se chama transparência”.

“Não é transparência quando não estamos configurando um conjunto de fatos e queremos discutir os fatos”, retrucou a senadora.

“O muro será construído (…). Se os democratas não votarem para proteger nosso país, o Exército construirá os trechos restantes do muro”, tuitou Trump antes da reunião.