Trump estende acordo comercial com México por 90 dias

WASHINGTON, 31 JUL (ANSA) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (31) que concordou com sua homóloga mexicana, Claudia Sheinbaum, em estender o acordo comercial existente entre os dois países por um período de 90 dias.   

Além de conseguir evitar a entrada de novas tarifas americanas, prevista para acontecer amanhã (1º), a mandatária ganhou mais tempo para negociar com o magnata o fechamento de um novo pacto.   

Com a decisão, o México seguirá pagando uma tarifa de 25% sobre fentanil e carros e de 50% sobre aço, alumínio e cobre. Em uma mensagem nas redes sociais, Trump também revelou que o vizinho “concordou em encerrar imediatamente suas barreiras comerciais não tarifárias, que eram muitas”.   

O republicano ameaçou recentemente aumentar o tarifaço sobre as importações mexicanas para 30%, valor maior em comparação com os 25% que havia imposto para combater supostos crimes transfronteiriços e tráfico de drogas.   

“Estamos nos conhecendo e nos entendendo cada vez mais. As complexidades de um acordo com o México são um pouco diferentes das de outras nações, devido aos problemas e aos recursos da fronteira”, declarou.   

Sheinbaum, por sua vez, comentou que teve uma conversa “muito boa” com Trump e celebrou o fato de ter evitado o aumento das tarifas americanas.   

O México não chegou a retaliar nenhuma das taxas impostas pelo presidente dos EUA. Em contrapartida, a mandatária mexicana nunca escondeu que poderia aplicar tarifas mais altas sobre produtos americanos caso Trump colocasse tarifas mais elevadas sobre itens do México. (ANSA).