O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (15) que espera ter uma vacina contra o novo coronavírus até o final do ano ou “talvez antes”.
“Estamos tentando tê-la até o final do ano, talvez mais cedo. Estamos indo muito bem”, disse o presidente em uma entrevista coletiva nos jardins da Casa Branca.
Os Estados Unidos são o país mais afetado pela pandemia, com quase 86.000 mortes.
Trump disse que espera obter bons resultados “muito em breve” e que a última coisa que as empresas buscam é obter lucro, sem dar detalhes sobre qual será o preço da vacina e como será regulamentado o acesso à vacina.
Na quinta-feira, a Agência Europeia de Medicamentos estimou que, em um cenário otimista, a vacina levará um ano.
Para a questão de como uma vacina pode ser alcançada em um período tão limitado, Trump respondeu que o trabalho começou em janeiro, quando a sequência genética do vírus foi obtida.
“Não quero que as pessoas pensem que tudo depende de uma vacina, mas isso seria formidável”, disse Trump, que mais tarde reiterou que o país está reabrindo de qualquer maneira, referindo-se à contínua falta de controle em várias regiões.
“Criamos a melhor economia da história do mundo e vamos fazer isso novamente. Eles vão começar a ver isso no quarto trimestre ou até mais cedo”, disse o presidente, que enfrentará a reeleição em novembro com uma economia muito prejudicada devido à crise da saúde, com milhões de empregos destruídos e uma contração geral dos maiores indicadores.