Trump espera recuperar todas as áreas do EI na Síria em uma semana

Trump espera recuperar todas as áreas do EI na Síria em uma semana

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quarta-feira (6) que espera que o grupo Estado Islâmico perca os últimos remanescentes do território que controlou na Síria em uma semana, ao mesmo tempo em que se comprometeu a combater os extremistas.

Trump falou em uma conferência internacional em Washington sobre o futuro da batalha contra o EI, depois da repentina decisão do líder dos Estados Unidos em dezembro de ordenar a retirada de 2.000 soldados americanos quando declarou a vitória sobre o grupo.

“O Exército dos Estados Unidos, nossos parceiros da coalizão e as Forças Democráticas da Síria libertaram praticamente todo o território que o EI tinha anteriormente na Síria e no Iraque”, disse Trump a altos funcionários de mais de 70 países que se reuniram no Departamento de Estado.

“Deve ser anunciado formalmente na próxima semana que teremos 100% do califado”, disse.

Trump disse que os Estados Unidos continuariam sendo “muito, muito duros” e incentivou os esforços, inclusive o apoio financeiro, de outros países.

“Remanescentes: isso é tudo o que têm, remanescentes, mas os remanescentes podem ser muito perigosos”, disse o presidente a respeito da presença atual do EI na Síria.

“Tenham a certeza de que faremos o que for necessário para derrotar cada ápice e cada pessoa da loucura do EI e defender nosso povo do terrorismo islâmico radical”, disse.