O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou, nesta sexta-feira (1º), que ordenou o envio de “dois submarinos nucleares nas regiões apropriadas” após comentários “provocativos” do ex-presidente russo Dmitri Medvedev.
“Ordenei que dois submarinos nucleares se posicionassem nas regiões apropriadas, caso estas declarações insensatas e incendiárias sejam mais do que isso. As palavras são muito importantes e, muitas vezes, podem ter consequências imprevistas, espero que este não seja um desses casos”, escreveu Trump em sua plataforma Truth Social.
Em uma mensagem recente na rede social X, Medvedev, atual número dois do Conselho de Segurança do país, escreveu que cada novo ultimato do presidente americano para encerrar o conflito bélico na Ucrânia “era uma ameaça e um passo rumo à guerra” com os Estados Unidos.
Trump x Medvedev
Na quinta-feira, 31, Trump criticou Medvedev por este ter chamado as tarifas americanas contra compradores de petróleo russo de “jogo de ultimatos”, que aumentaria os riscos de uma guerra. Medvedev também disse que as ações de Trump eram teatrais.
“Digam a Medvedev, o ex-presidente fracassado da Rússia que acha que ainda é presidente, para tomar cuidado com as palavras. Ele está entrando em um território muito perigoso!”, escreveu o americano.
Pouco depois, o ex-presidente russo, aliado do presidente Vladimir Putin, afirmou que o americano estava nervoso e relembrou o sistema de retaliação nuclear criado pela URSS na Guerra Fria, apelidado “Mão Morta”. “Trump deveria se lembrar de como a lendária ‘Mão Morta’ pode ser perigosa”, escreveu Medvedev.
O “Mão Morta” foi criado para disparar mísseis nucleares automáticos caso a liderança soviética fosse morta durante um ataque. O sistema foi herdado pela Rússia depois da Guerra Fria e já foi chamado de “arma apocalíptica” pelo governo russo.