Trump em Davos: "Não vou usar força" para obter Groenlândia

Em discurso no Fórum Econômico Mundial, presidente afirma que "só os EUA podem proteger essa enorme massa de terra" e pede negociações imediatas para adquirir o território.O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (21/01), durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, que a Europa "não está indo na direção certa".

Ele criticou o "foco em energias renováveis" e afirmou que "a migração em massa feriu" a Europa. "Alguns lugares na Europa não são mais reconhecíveis", disse.

Trump iniciou seu discurso elogiando o desempenho da economia dos EUA durante o seu governo, para em seguida criticar a Europa.

O republicano afirmou que, graças à sua eleição, os EUA evitaram a "nova fraude verde", que ele chamou de "talvez a maior farsa da história", criticando a energia eólica. Ele disse que, na Europa, viu o "destino que a esquerda radical tentou impor aos EUA".

Groenlândia é "só um pedaço de gelo"

Pouco depois, disse acreditar "profundamente nos laços que compartilhamos com a Europa como civilização" e passou a falar sobre a importância estratégica da Groenlândia para os Estados Unidos. "Eu ia omitir isso do discurso, mas acho que teria recebido críticas muito negativas."

Trump disse ter "enorme respeito" pelos povos da Groenlândia e da Dinamarca e disse que a Groenlândia é "um vasto território quase desabitado e subdesenvolvido, indefeso".

"Não existem terras raras na Groenlândia. O que importa é a sua segurança nacional e internacional estratégica", acrescentou.

Trump afirmou que presidentes americanos tentam comprar a Groenlândia há quase dois séculos. O presidente disse que não há "nenhum sinal" da Dinamarca na ilha e que a Dinamarca está investindo menos dinheiro do que o prometido na Groenlândia.

"Só os EUA podem proteger essa enorme massa de terra, esse enorme pedaço de gelo, desenvolvê-lo e melhorá-lo", afirmou. É por isso, continuou, que ele busca negociações imediatas para adquirir o território.

"Provavelmente não conseguiremos nada a menos que eu decida usar força excessiva, o que nos tornaria, francamente, impossíveis de parar. Mas não quero usar força. Não vou usar força", disse Trump aos líderes reunidos em Davos. Tudo o que os EUA estão pedindo é "um lugar chamado Groenlândia", disse. "A Groenlândia é um pedaço de gelo, esse é um pedido muito pequeno."

Trump começou seu discurso com várias horas de atraso devido a problemas com o seu voo para a Suíça. Antes de embarcar para a viagem, Trump disse brevemente à imprensa que "esta será uma viagem muito interessante, não sei o que pode acontecer".

Von der Leyen: Abandonar a cautela

Em Estrasburgo, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou nesta quarta-feira que a União Europeia precisa agir mais rapidamente para impulsionar sua economia e defesa, diante de uma nova ordem mundial definida pelo "poder bruto".

Ao discursar perante o Parlamento Europeu, Von der Leyen afirmou que a Europa precisa se fortalecer para influenciar o mundo ao seu redor. "A mudança na ordem internacional não é apenas sísmica, mas permanente", disse ela aos parlamentares, mencionando a "situação instável" em torno da Groenlândia, os bombardeios incessantes da Rússia na Ucrânia e as tensões do Oriente Médio ao Indo-Pacífico.

"Precisaremos abandonar a cautela tradicional da Europa", disse a presidente da Comissão Europeia. "Vivemos agora em um mundo definido pelo poder bruto – seja econômico ou militar, seja tecnológico ou geopolítico. E embora muitos de nós não gostemos disso, precisamos lidar com o mundo como ele é agora."

Falha técnica no Air Force One

O Air Force One, que levaria Trump e sua comitiva para a Suíça, sofreu uma falha técnica e foi obrigado a retornar à base na noite de terça-feira. Segundo funcionários da Casa Branca, um problema elétrico menor forçou o Air Force One a dar meia-volta e retornar a Maryland pouco menos de uma hora após a decolagem.

O presidente americano partiu novamente rumo à Suíça em uma outra aeronave aproximadamente uma hora depois, de acordo com a imprensa americana.

A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, disse que a tripulação do Air Force One detectou o problema quando haviam transcorrido apenas 45 minutos de voo, razão pela qual retornou à Base Conjunta Andrews, em Washington.

as (Efe, AP, OTS)