MOSCOU, 8 AGO (ANSA) – O encontro entre os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Rússia, Vladimir Putin, deve acontecer “no final da semana que vem”, informou a agência russa Tass, citando uma fonte.
Trump confirmou que os líderes “deverão se encontrar em breve” e que “logo mais” irá anunciar o local da negociação.
O mandatário americano chegou a sondar a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, para mediar a reunião, mas Moscou refutou a proposta por considerar Roma “aliada” da Ucrânia.
Segundo fontes italianas, o assunto foi abordado durante um telefonema entre Trump e Meloni na última quinta-feira (7) e recebeu parecer favorável da primeira-ministra.
“Acredito que Putin quer a paz, assim como [o presidente da Ucrânia, Volodymyr] Zelensky”, disse Trump nesta sexta, acrescentando que “uma troca territorial seria parte de um possível acordo entre a Rússia e a Ucrânia”.
Segundo a Tass, um eventual encontro entre Trump, Putin e Zelensky não seria na União Europeia, mas poderia ocorrer nos Emirados Árabes Unidos ou na Turquia, que já sediou negociações entre Rússia e Ucrânia. Oficialmente, o presidente russo diz que ainda não há condições para uma reunião com seu homólogo ucraniano. (ANSA).