Trump diz que vai conversar com Lula ‘em algum momento’

Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira que vai conversar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em algum momento, depois que ele ameaçou impor tarifas de 50% sobre as exportações brasileiras.

+ Qual o impacto do tarifaço no PIB do Brasil? Para a Fazenda, ‘pouco significativo’

+ Tarifas de Trump: especialistas avaliam possíveis negociações entre Brasil e EUA

“Ele está tratando o presidente Bolsonaro de forma muito injusta. Eu o conheço bem, já negociei com ele e ele é um bom negociador. Posso te falar que ele é um homem muito honesto e ama o povo brasileiro”, disse o republicano sobre Lula.

Trump falou a repórteres ao deixar a Casa Branca para visitar o Estado do Texas, devastado pelas enchentes.

Trump também comentou a relação com o ex-presidente Jair Bolsonaro, dizendo que “Bolsonaro era muito duro em negociações” e que “é muito injusta a maneira com que o Brasil o trata”. O republicano se referiu ao julgamento do ex-presidente em curso no Supremo Tribunal Federal (STF), sobre uma tentativa de golpe de Estado. A Corte brasileira foi alvo de críticas de Trump na carta em que anunciou a tarifa de 50% sobre o Brasil.

Ao tratar das tensões com o Canadá, Trump afirmou que as tarifas de 35% aplicadas ao país vizinho, anunciadas na noite de quinta, foram “razoavelmente bem recebidas”. Ele acrescentou que “recebi uma ligação do Canadá ontem, após a carta”, sem revelar detalhes, e indicou que eventuais exceções tarifárias ainda estão sendo avaliadas: “Veremos”.

A outros países que aguardam definições sobre medidas comerciais, Trump pediu que “continuem trabalhando duro” por um acordo com os americanos.

Juros

Na frente monetária, o republicano voltou a criticar o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell. “Ele faz um trabalho terrível. Deveríamos ter taxas de juros três pontos porcentuais menores”, disse. Questionado sobre a possibilidade de demitir Powell, foi direto: “Não farei.”

“O Brasil é dos brasileiros”

Em meio ao abalo nas relações entre o Brasil e os Estados Unidos, o presidente Lula publicou na manhã desta sexta-feira em suas redes sociais um boné com a frase “O Brasil é dos brasileiros”.

A publicação é vista como uma resposta a Trump e ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que responsabilizou o petista pela decisão do presidente dos Estados Unidos. Em entrevista concedida na quinta-feira ao Jornal Nacional, Lula lembrou que Tarcísio publicou vídeo usando boné com o slogan trumpista “Make America Great Again” (“Faça a América grande novamente”) quando Trump foi empossado em janeiro.

“O senhor Tarcísio pode tirar, não vai tentar esconder o chapeuzinho do Trump não, Tarcísio, pode ficar mostrando para a gente saber quem você é. Está cheio de lobo em pele de carneiro”, disse Lula.

<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”qme” dir=”ltr”>🇧🇷 <a href=”https://t.co/s0JBjcsyzS”>pic.twitter.com/s0JBjcsyzS</a></p>&mdash; Lula (@LulaOficial) <a href=”https://twitter.com/LulaOficial/status/1943673081286766736?ref_src=twsrc%5Etfw”>July 11, 2025</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

* Com informações da Reuters e AFP