Trump diz que se encontrará com Putin e Zelensky se ‘tudo der certo’

Mandel NGAN / AFP
Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e o presidente dos EUA, Donald Trump Foto: Mandel NGAN / AFP

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse nesta segunda-feira, 18, que se seu encontro com o colega ucraniano Volodymyr Zelensky corresse bem, ele esperava realizar uma reunião trilateral com o líder russo Vladimir Putin com o objetivo de acabar com a guerra entre Ucrânia e Rússia.

“Teremos uma reunião. Acho que se tudo correr bem hoje, teremos uma reunião trilateral e acredito que haverá uma chance razoável de acabar com a guerra quando isso acontecer”, disse Trump, sentado ao lado de Zelensky na Casa Branca.

+ Zelensky pede ‘paz confiável e duradoura’ para Ucrânia e Europa antes de reunião com Trump

Zelensky agradeceu a Trump por sediar as negociações, que serão expandidas para incluir líderes europeus ainda hoje. “Obrigado pelo convite e muito obrigado pelos seus esforços, esforços pessoais para impedir assassinatos e esta guerra”, disse ele.

“Estamos prontos para a trilateral, como disse o presidente”, disse Zelenskyy. 

Trump terá conversas individuais com Zelenskyy. Em seguida, os dois se reunirão com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, o presidente francês, Emmanuel Macron, o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, o chanceler alemão, Friedrich Merz, a premiê italiana, Giorgia Meloni, o presidente finlandês, Alexander Stubb, e o secretário-geral da OTAN, Mark Rutte.

Os líderes europeus ficaram de fora da cúpula de Trump com o presidente russo, Vladimir Putin, na sexta-feira passada, e querem proteger a Ucrânia e o continente de qualquer agressão crescente de Moscou. Muitos chegaram à Casa Branca com o objetivo explícito de proteger os interesses da Ucrânia — uma rara demonstração de força diplomática.

“Nós os amamos”, disse Trump aos repórteres quando perguntado sobre qual seria sua mensagem ao povo da Ucrânia após apertar a mão de Zelensky.

O republicano também elogiou Zelensky por sua elegante jaqueta preta, depois que o ucraniano foi criticado pela mídia de direita por não usar terno durante uma visita em fevereiro, que terminou em uma discussão acalorada.

* Com informações da AP