Trump diz que “provavelmente” não voltaria ao Twitter se Elon Musk reativasse sua conta

Trump diz que "provavelmente" não voltaria ao Twitter se Elon Musk reativasse sua conta

Por James Oliphant

WASHINGTON (Reuters) – A proposta de aquisição do Twitter pelo bilionário Elon Musk levantou especulações de que, caso ele conclua com sucesso a compra da plataforma de redes sociais, ele reativaria a conta de Donald Trump. Mas o ex-presidente norte-americano disse que “provavelmente” não voltaria à rede. 

Em uma entrevista com a Americano Media, da Sirius XM, na quarta-feira antes do anúncio de Musk, Trump disse que “provavelmente não teria qualquer interesse” em voltar à plataforma, onde tinha quase 90 milhões de seguidores. 

“Sabe, o Twitter ficou muito chato. Eles se livraram de um monte de boas vozes… muitas das vozes conservadoras”, disse Trump.

Musk, presidente-executivo da Tesla e empreendedor bilionário, disse que espera fechar o capital do Twitter, deixando-o fora da bolsa de valores, com a intenção de transformá-lo em uma plataforma para a liberdade de expressão. 

Trump foi suspenso permanentemente do Twitter após o ataque de seus apoiadores ao Capitólio de Washington no dia 6 de janeiro de 2021. A plataforma citou um risco de “mais incitações à violência”. 

O ataque ao Congresso aconteceu após um discurso de Trump, no qual ele reiterou falsas acusações de que sua derrota eleitoral para o democrata Joe Biden aconteceu devido a fraudes generalizadas, uma afirmação rejeitada por tribunais e por autoridades eleitorais. 

A decisão do Twitter foi criticada pelo Partido Republicano de Trump, e por outros, como uma tentativa de abafar vozes conservadoras e como um ataque à liberdade de expressão. 

Trump, desde então, lançou sua própria plataforma de redes sociais, a Truth Social, criticada por problemas técnicos e por longos tempos de espera para se registrar. 

(Reportagem de James Oliphant)

tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI3D0T3-BASEIMAGE