SÃO PAULO, 22 NOV (ANSA) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou neste sábado (22) que considera “uma pena” a prisão do ex-mandatário brasileiro Jair Bolsonaro (PL).
“Foi isso o que aconteceu? É uma pena”, afirmou o republicano na Casa Branca ao ser questionado por jornalistas sobre o caso.
Bolsonaro foi detido preventivamente nesta manhã, em uma medida cautelar autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), após o senador Flávio Bolsonaro convocar uma vigília diante do condomínio onde seu pai estava em regime de detenção domiciliar.
O ex-presidente brasileiro é visto como aliado de Trump. A decisão do Supremo Tribunal Federal de condenar Bolsonaro a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado chegou a ser citada pelo americano em agosto para justificar a imposição de uma tarifa de 50% sobre alguns produtos brasileiros. Na ocasião, o magnata chegou a classificar o julgamento como uma “caça às bruxas”.
Falando com a imprensa hoje, Trump também anunciou que se reunirá “em breve” com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva: “Conversei ontem à noite com o senhor a quem você se referiu e acredito que nos encontraremos em breve”. (ANSA).